TRABALHOS CIENTÍFICOS

Está aberta a submissão de trabalhos científicos para o I ConMar.

Leiam com atenção todas as instruções abaixo e boa sorte.

Data-limite para envio: 26/05/2015
Última chamada!

Data-limite para divulgação dos trabalhos aprovados: 28/06/2015

Os trabalhos serão aceitos apenas para apresentação na modalidade painel.

Cada inscrição dá direito à submissão de somente um trabalho como autor principal, porém é permitida a participação em até mais 2 trabalhos como co-autor. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 6 autores, estando pelo menos um já inscrito no I ConMar ao submeter o trabalho.

Só serão aceitos trabalhos inéditos, escritos de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, em forma de resumo simples (uma página, ver instruções no fim desta página), que contenham resultados - totais ou parciais - de pesquisas científicas, atividades de extensão e de ensino, dentro das linhas temáticas dispostas abaixo.

Linhas temáticas para resumos:
1 - Conservação da fauna marinha;
2 - Pesquisa em biodiversidade marinha;
3 - Educação ambiental marinha/costeira;
4 - Etnozoologia marinha;
5 - Impactos antrópicos nos ambientes aquáticos;
6 - Bioinvasão marinha

INSTRUÇÕES PARA O RESUMO:
  • Redação / Conteúdo
1 - O resumo poderá ter de 400 a 600 palavras, excluindo cabeçalho, título, apoio e palavras-chave.
2 - Os trabalhos deverão ser escritos em Português, respeitando-se a norma culta.
3 - O resumo não deverá ultrapassar o limite de uma página (no total, incluindo título etc.).
4 - Trabalhos que não contenham resultados, ao menos parciais, não serão aceitos.
5 - Para a submissão do resumo, pelo menos um autor precisará estar regularmente inscrito no I ConMar, com pagamento quitado e confirmado por nossa equipe. 
6 - Apenas um dos autores deverá enviar o resumo. Sugerimos que a submissão do resumo seja feita pelo autor que apresentará o trabalho.
7 - O autor que enviar o trabalho será o responsável legal pelo seu conteúdo.
8 - A Organização do I ConMar é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo.
9 - O resumo poderá ser divulgado em veículos impressos, digitais e/ou virtuais do I ConMar.
10 - Todos os co-autores (máximo 5, além do autor principal) devem ter conhecimento das normas de submissão de trabalhos para o I ConMar.

  • Estrutura do resumo
Cada resumo deverá obedecer à seguinte estrutura:
a) Título;
b) Cabeçalho: nomes completos dos autores do trabalho (máximo 6), separados por ponto-e-vírgula. Ao lado de cada nome, colocar o número correspondente à sua instituição (estudo ou trabalho), que deverá aparecer em seguida, também numerada. Por último, colocar o e-mail do autor para contato.
c) Conteúdo: apresentação ou introdução + objetivo + metodologia + resultados + conclusão
d) Palavras-chave: 3 a 5 palavras ou expressões, que não estejam no título do trabalho.
e) Apoio ou patrocínio: se houver

  • Formatação
O resumo deverá utilizar:
a) espaçamento simples entre as linhas;
b) alinhamento "justificado";
c) fonte: Arial;
d) margens: 2,0 (superior, inferior, esquerda e direita);
e) título: em caixa-alta (letras maiúsculas), negrito, Arial, 12. Máximo 200 caracteres com espaços;
f) cabeçalho: Arial 11 para os nomes dos autores e Arial 10 para as instituições e e-mail. Sublinhar o nome do autor que irá apresentar o painel.
g) conteúdo: Arial 10. Não usar citações.
h) Palavras-chave: Arial 10, itálico
i) Apoio ou patrocínio: Arial 10
j) Deixar uma linha de espaço do título para o cabeçalho; do cabeçalho para o conteúdo; do conteúdo para as palavras-chave e das palavras-chave para o apoio ou patrocínio (caso haja).

  • Informações que devem estar no corpo do e-mail:
- Nome completo do autor principal e de todos os co-autores, com respectivos e-mails.
- Linha temática em que se enquadra o resumo.
- Nome de quem irá apresentar o painel.

  • Como enviar o resumo:
Os interessados em enviar resumos devem fazê-lo com antecedência, para não perder o prazo (26/05/2015).
Os resumos (apenas um por autor principal) deverão ser enviados, em anexo, para o e-mail
congressoconmar@gmail.com através de doc do Word, com a formatação solicitada acima.

Instruções para os trabalhos aprovados:
- Local de apresentação dos paineis: área externa da Pousada Villas de Paraty.
- Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em forma de poster.
- Medida do poster: 90 (largura) x 100 cm (altura).
- Os responsáveis pela apresentação deverão entregar o poster impreterivelmente até às 9h do dia 08/07, na Secretaria do I ConMar.
- Os responsáveis pela apresentação do painel deverão permanecer ao lado dele das 10h ao meio-dia do dia 08/07/2015.

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS:

Os trabalhos submetidos fora das normas do evento serão recusados.

Após o encerramento da submissão de resumos (26 de maio de 2015), as produções recebidas serão triadas e enviadas à avaliação de Comissão Científica externa, nomeada pela equipe do I ConMar.
Essa Comissão será composta por professores e pesquisadores idôneos, qualificados e com titulação mínima de Mestre.

A Comissão Científica irá considerar os seguintes itens no momento da avaliação:
a) qualidade da redação e organização do texto;
b) originalidade do trabalho e relevância do tema;
c) descrição da metodologia, resultados e conclusões.
d) clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
e) atendimento a todas as normas exigidas pelas instruções do I ConMar.

O resultado da avaliação será enviado por meio eletrônico, até 28/06/2015, ao autor responsável pela submissão.

A avaliação será realizada às cegas, ou seja, os avaliadores terão acesso apenas ao texto do resumo, sem saber os nomes dos autores e nem suas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário